Voltar ao topo
image/svg+xml

Seguradora global Allianz reduzirá as coberturas de danos e responsabilidades para negócios baseados em carvão a partir de 2023

Leia esta e outras notícias no Boletiom GFIA

17 de Maio de 2021 - Boletim GFIA

 

Boletim de Monitoramento 12 de maio de 2021 

Conforme o site Reinsurance News, a seguradora global Allianz já revelou as diretrizes que adotará a partir de 2023 para reduzir coberturas de danos e responsabilidades para negócios baseados em carvão. Por volta de 2040, a Allianz pretende ver encerradas todas as coberturas dessas indústrias, seguindo recomendações científicas para uma redução mais rápida das emissões globais de gases de efeito estufa. Segundo o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “embora ainda não haja um consenso ou padrão internacional das seguradoras de como incorporar os critérios ASG (Ambiental, Social e de Governança) em suas decisões, a iniciativa da Allianz mostra que pelo menos as líderes pretendem adotar um modelo incremental, porém agressivo, ao longo dos próximos anos,  até que tenham se retirado totalmente de atividades poluidoras.” E prosseguiu, “atitudes como essa exemplificam como empresas de seguros podem, e devem, definir modelos e estratégias de negócios baseadas em riscos climáticos”.  

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en    

Consultas e Publicações Recentes 

  • No dia 6 de maio, Willis Towers Watson publicou seu relatório “Pension Finance Watch” para abril de 2021 (Clique aqui). 
  • No dia 7 de maio, o International Accounting Standards Board (IASB) publicou consulta a respeito da nova abordagem proposta para desenvolver os requisitos de divulgação nos IFRS Standards e novos requisitos de divulgação propostos para o IFRS 13 e IAS 19. (Clique aqui). 
  • No dia 7 de maio, Willis Towers Watson publicou um artigo sobre custos de seguro e cultura de proteção na indústria de aviação (Clique aqui). 

Recortes de Imprensa 

Coronavírus 

A incerteza do COVID-19 continua sendo um “risco-chave” para 2021: Munich Re CFO(Reinsurance News) Embora o esforço global de vacinação esteja permitindo que partes do mundo se abram e forneçam proteção contra o COVID-19, tudo o que significa exposição reduzida para resseguradores permanece incerto para os próximos meses e para o escoamento de 2020, de acordo com Christoph Jurecka, Diretor Financeiro (CFO) da Munich Re… 

O “quebra-cabeça” dos seguradores sobre como tornar as pandemias seguráveis novamente (Reuters) Quando grande parte da economia global ficou travada ano passado, as seguradoras enfrentaram perdas estimadas em mais de US$100 bilhões globalmente ... 

S&P destaca a vulnerabilidade contínua dos mercados emergentes ao COVID-19 (Reinsurance News) Embora a imunização generalizada do COVID-19 pareça ser alcançável pela maioria economias desenvolvidas até o final do terceiro trimestre, alguns mercados emergentes podem ter que esperar até o final do ano ou mais, de acordo com a S&P Global Ratings... 

Macroeconomia 

UE e Índia colocam a retomada do comércio na pauta da cúpula do COVID-19 (Euractiv) A UE e a Índia foram retomaram conversas durante a cúpula virtual realizada no sábado (8 de maio), reiniciando as negociações comerciais há muito tempo paradas e assim concordando em trabalhar juntas contra a pandemia de coronavírus que atinge o gigante no sul da Ásia... 

OMC nomeia mulheres para metade dos cargos de subchefe (Euractiv) O chefe da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, na terça-feira (4 de maio) nomeou duas mulheres para os quatro cargos de vice-líder da OMC, pela primeira vez em sua história... 

Outros 

Ambiente de M&A ainda favorável para seguradoras de saúde: AM Best (Reinsurance News) O ambiente para fusões e aquisições (M&A) entre as seguradoras de saúde dos Estados Unidos permanece favorável à medida que continuam a buscar diversificação e oportunidades de crescimento, de acordo com analistas da AM Best… 

Allianz eliminará gradualmente os modelos de negócios baseados no carvão até 2040 (Reinsurance News) A seguradora global Allianz revelou uma série de novas diretrizes para modelos de negócios baseados em carvão em seguros de danos e responsabilidades (P&C) de 2023 em diante... 

BCE inspecionará empréstimos a bancos paralelos após fiascos do Greensill e Archegos (Reuters) O Banco Central Europeu vai examinar mais de perto os empréstimos bancários para fundos de investimento pouco regulamentados e credores especializados após os colapsos da Archegos Capital Management e do Greensill… 

 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS