Voltar ao topo

Seguradoras avaliam o crescimento do PIB, essencial para o avanço do setor

O PIB do primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,7% na comparação interanual

06 de Junho de 2022 - Expectativas Econômicas

 

O PIB do primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,7% na comparação interanual, de acordo com os dados das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE na semana passada. A confirmação do crescimento de 1%, levemente abaixo das estimativas da maioria dos analistas e de indicadores como o Monitor do PIB, lega ao ano um carregamento estatístico de 1,5%.

“Isto é, se o PIB permanecer estável até o final do ano, a média do PIB este ano já será 1,5% maior que a média do ano passado. Entretanto, este é um cálculo que precisa de dessazonalização para ser feito, e a trajetória dessazonalizada do PIB no ano passado foi revista, algo para o qual vimos alertando há algum tempo”, comenta Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg.

Segundo ele, não houve alteração no crescimento anual em 2021 (4,6%), mas a aceleração no segundo semestre foi mais acentuada, com as taxas de variação passando de -0,1% e 0,5%, para 0,1% e 0,7% no terceiro e quarto trimestre, respectivamente. “Tal revisão pode, inclusive, ter “retirado” alguns pontos de crescimento do primeiro trimestre, já que a base de comparação foi mais alta”, acrescenta. Com esses números, devem ocorrer revisões nas projeções de crescimento este ano e no ano que vem, acredita o economista.

>> Clique aqui para ler a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas desta semana.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público