Voltar ao topo

Seguradoras sentem o peso das mudanças climáticas com recorde de sinistros

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

04 de Janeiro de 2021 - Sustentabilidade

 

BolSustSegInt.jpg

 

 

Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº 35, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1. Aprovado Plano de Regulação da Susep para 2021 - Por meio de Deliberação Susep Nº 243, de 18 de dezembro de 2020, a autarquia aprovou o Plano de Regulação para 2021. Entre os temas estão: Sistema de Registro de Operações, Política de Segurança Cibernética, Open Insurance, Revisão do limite de cessão em resseguro/retrocessão, Produtos de acumulação - Cobertura por sobrevivência, Microsseguros, Política de Responsabilidade Socioambiental e Revisão da contratação em resseguro e retrocessão para riscos nucleares (Gov.br).

2. Lloyds divulga seu primeiro Relatório ASG - O relatório define planos para acelerar desenvolvimento sustentável do mercado de seguro e resseguro. O relatório apresenta principais estratégias do mercado alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e princípios estabelecidos no Acordo de Paris (Relatório disponível apenas em inglês – Lloyds).

3. Seguradoras sentem o peso das mudanças climáticas com recorde de sinistros - Desastres naturais causados pelo aquecimento global geraram prejuízos bilionários e o deslocamento de milhões de pessoas neste ano (Exame Invest).

4. Energia Renovável: Uma fonte inesgotável de negócios para o mercado de seguros - No Brasil, os investimentos em tecnologias de energia renovável estão crescendo cada vez mais. Não à toa, o País se destaca em relação aos demais pela utilização cada vez maior de fontes renováveis, que contribuem para uma redução considerável da emissão de gases de efeito estufa (Segs).

5. Incertezas ambientais abrem espaço para seguros paramétricos - Mercado de seguros evolui na sua capacidade de análise de dados dos riscos ambientais, buscando reduzir a vulnerabilidade dos eventos climáticos (Revista Apólice). 

6. Projeto leva meditação e palestra a reeducandos de São Paulo - A iniciativa está presente em seis unidades prisionais paulistanas e leva 21 dias de reflexões sobre assuntos pessoais a pessoas privadas de liberdade (CNseg).

7. Resiliência do mercado de seguros em meio à pandemia da COVID-19 - O ano de 2020 foi marcado pelos efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus. A morte de milhares de pessoas, o baque extremamente forte na economia e a quebra na esperança de muita gente por uma solução de curto prazo. O Setor de Seguros, claro, também foi impactado pela ação da COVID-19. Mas vale ressaltar o quão importante foi a resiliência mantida pelo setor segurador mesmo nesse período. Esse é o tema do SeguroCast de hoje com Marcio Coriolano, presidente da CNseg (Rádio CNseg).

8. 2021 deve ser menos volátil, mas com muitas incertezas - Há muito para avaliar, como a retomada do setor de serviços, inclusive diante da adoção mais clara do trabalho remoto, bem como o impacto disso na produtividade do país, levando-se também em consideração o elevado índice de desemprego (CNSeg).

9. Com boa demanda, emissão verde do Bradesco fecha em R$ 1,2 bi - “Estamos preocupados com uma economia de baixo carbono e a emissão é um avanço natural da gestão de sustentabilidade do banco, que veio amadurecendo ao longo de 2020”, diz Cassiano Scarpelli, diretor vice-presidente do banco. (Capital Reset).

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.