COP30 02/10/2025

Seguros na COP30: Roberto Santos fala da estratégia das seguradoras para a crise climática

O quinto episódio da série especial “Seguros na COP30” estreiou nesta quinta-feira (2), no do canal SeguroPod, da CNseg. No programa, o presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos, destaca como seguradoras estão se preparando para o novo cenário climático. 

Na entrevista, ele aponta sobre o papel do setor segurado na proteção da sociedade contra desastres cada vez mais frequentes e severos, como as enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Para Roberto Santos, que também é membro do Conselho da Porto, a inovação, tecnologia e uma mudança de mentalidade seria resposta para o desafio.

Com a proximidade da COP30 em Belém, ele revela em primeira mão os planos da "Casa do Seguro", um espaço inédito que coloca o setor no centro das discussões globais sobre resiliência e sustentabilidade, e detalha porque a baixa proteção por seguros no Brasil é um desafio que precisa ser superado com urgência.

Apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, o programa é transmitido no Spotify e no YouTube da CNseg, todas as quintas-feiras, às 13h, até o dia 6 de novembro, e reforça o protagonismo da CNseg na construção de soluções que unem inovação, proteção financeira e sustentabilidade.

Confira abaixo o episódio na íntegra

Ao longo das semanas, outros especialistas, executivos e autoridades públicas compõem a programação:

  • Vinícius Brandi (Ministério da Fazenda) e Helena Venceslau (Ministério do Planejamento e Orçamento) abordam os desafios legislativos e regulatórios;
  • Gilberto Martins (Anfavea) fala sobre os impactos da transição climática na indústria;
  • Manoel Renato (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos) destaca os desafios da infraestrutura e da resiliência urbana;
  • Deputado Federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) comenta o papel do Legislativo na agenda climática;
  • Claudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, e Gustavo Brum, superintendente-executivo da CNseg encerram a temporada com reflexões sobre adaptação e governança climática.

Compartilhar