Voltar ao topo

Transparência é fundamental, ainda mais quando estamos tratando com o público consumidor.

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

04 de Junho de 2020 - Sustentabilidade

BolSustSegInt.jpg

 

Este é o boletim informativo sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

1º/06/2020 - 53ª Edição

Boa leitura!

Fala Presidente - Transparência no Mercado Segurador A transparência é fundamental, ainda mais quando estamos tratando com o público consumidor. Por se tratar de uma atividade que precisa colher o maior número de informações possíveis para atender aos seus clientes, oferecendo produtos adequados à suas necessidades e com um preço que reflita adequadamente o risco específico de cada contrato, o Setor necessita dessa transparência (CNseg).

 Susep propõe atualização de normas que regem processos sancionadores A Superintendência de Seguros Privados (Susep) iniciou consulta pública sobre normas de penalidades para o setor. A proposta visa atualizar a Resolução 243/2011 que irá absorver parte do marco regulatório presente na resolução 97/2002, que será revogada. Com a iniciativa a autarquia propõe flexibilizar medidas de sanções para casos de menor gravidade (Susep.gov).

Sustentabilidade em Tempos de Coronavírus?  A atual crise de saúde global está nos forçando a considerar o que será necessário para construir um futuro sustentável. (Insurance Thought Leadership - em inglês) 

BTG cria área de impacto e busca protagonismo na emissão de green bonds De olho na demanda dos clientes da área de gestão de fortunas e de investidores institucionais estrangeiros por produtos mais sustentáveis, o BTG estruturou no começo deste ano uma área de investimentos de impacto,  fincando pé num mercado ainda nascente no Brasil, mas no qual o banco enxerga um amplo potencial de crescimento. (Capital Reset)

Comunicado do Business Wire : Morgan Stanley "Estes resultados fornecem uma prova adicional de que o investimento sustentável se tornou uma mesa de apostas", disse Audrey Choi, Diretora de Sustentabilidade e Diretora Executiva do Instituto de Investimentos Sustentáveis da Morgan Stanley. "A pesquisa deste ano encontrou mais proprietários de ativos identificando o potencial de retorno como um fator-chave para a integração da sustentabilidade e, portanto, muitos imaginam um futuro em que limitarão suas alocações a gerentes com abordagens formalizadas de sustentabilidade." (Correio.rac)

SCOR assina compromisso de investimento neutro em carbono da ONU Convocada pelas Nações Unidas (ONU), a Aliança visa evitar um aumento da temperatura global acima da meta de Paris de 1,5 ° C, e já inclui resseguradoras como Munich Re, Swiss Re, Allianz, Zurique e Generali. Ao aderir a essa iniciativa, a SCOR entrou em uma nova fase na implementação de medidas de transição climática e energética, que inclui a aceleração de sua retirada dos ativos de carvão. (Reinsurance News – em Inglês)

Segurança Corporativa exige reforço contra ciberataques durante a pandemia Criminosos aproveitam fragilidades no trabalho remoto e cenário de crise para fazer ataques de ransomware, phishing e DDoS (Valor – Globo)

FERMA defende estratégia de resistência a riscos catastróficos Com as solicitações indenização de seguro de interrupção de negócios (BI) em toda a Europa sendo rejeitadas em meio a bloqueios por coronavírus, a Federação Europeia de Gerenciamento de Riscos (FERMA) instou a Comissão Europeia a criar uma estrutura de resiliência da UE para riscos catastróficos, como a pandemia atual. A iniciativa visa suprir a severa escassez de seguro de BI sem danos físicos, que é chamada de interrupção de negócios de danos não físicos (NDBI). (Asia Insurance Review – em inglês)

China: Uma nova ecologia chegou no mercado de seguros Embora os canais de vendas presenciais dos agentes de seguros tenham sido interrompidos desde o surto do COVID-19, os métodos de marketing on-line deram início a novas oportunidades de crescimento. Por sua vez, muitas grandes companhias de seguros na China estão ajustando seu modelo de negócios em um que integra online e offline. (Asia Insurance Review – em Inglês)

O cenário cibernético em evolução - Tendências, Sinistros e Tecnologia O cenário de seguros cibernéticos está evoluindo rapidamente para lidar com riscos emergentes e as tendências de sinistros resultantes.  Para posicionar os clientes à frente desses riscos cibernéticos complexos, os provedores de seguros devem se adaptar às ameaças cibernéticas em andamento, como violações de dados e reivindicações de fraude, e oferecer uma cobertura abrangente mais adequada aos seus riscos cibernéticos exclusivos. (Insurance Business America e Bigmarker – em inglês)

Não salve a economia. Mude a economia Em um futuro pós-pandemia, o consumo e a produção terão que ser compatíveis com o distanciamento social… (Político – em inglês)

Lloyd's de Londres considera sala de subscrição parcialmente virtual O fechamento do piso de subscrição, geralmente repleto de corretores e subscritores, significou que o mercado ficou totalmente on-line pela primeira vez, potencialmente abrindo caminho para que suas operações fossem digitais de maneira mais permanente. (Reuters – em inglês)

Relatórios integrados identificados como método chave para ajudar as empresas a enfrentar os riscos futuros  Richard Martin, chefe de relatórios corporativos da ACCA, acredita que os contadores podem desenvolver suas habilidades em RI e pensamento integrado para ajudar as empresas a comunicar claramente o gerenciamento responsável de recursos e como pretendem gerar valor. (Sustainability Reports – em inglês)

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público